Entenda o que é Flat Design

Notícias Entenda o que é Flat Design

Quem já ouviu falar sobre flatdesign?? Para muitos é algo estranho, sem sentido, mas para nós designer é algo muito interessante, que já é comum algum tempo, mas que para o público em geral vale a pena compartilhar algumas informações sobre este assunto.


Em meados de 2012, o flat design ou design plano começou a ganhar força entre os Designers do mundo todo. O uso dessa estética foi popularizado pela Microsoft no lançamento do Windows 8 e mais tarde começou a ser usado pela Apple no iOS 7. Anteriormente as versões do iOS utilizavam-se do princípio do skeuomorphism, palavra de origem grega, que representava o uso do realismo em sua interface.

Comparativo do Skeuomorphism vs Flat

O flat design, consiste basicamente da retirada de coisas desnecessárias em uma interface, ou seja, são retirados relevos, efeitos de brilho, sombras. Para se obter resultados legais e bacanas ao se trabalhar com essa estética. Para a criação de uma arte utilizando os conceitos de flat design é fundamental saber combinar bem as cores, bem como, utilizar uma tipografia adequada.

Muito websites aderiram a esse conceito quando foi popularizado e ainda hoje alguns começam a se adaptar. O objetivo do flat design é destacar o conteúdo do site de forma objetiva.

Nos últimos anos, a Google, que antes usava em seu logotipo o uso da estética tridimensional, passou a fazer uso do flat design que deixou o logotipo mais legal e claro ao se olhar.

Exemplo de Flat Design

Enfim, o flat design pode ser utilizado em diversos materiais publicitários (digitais e impressos), sempre levando em consideração o bom senso na sua elaboração, para que sua arte não se torne bizarra.

Valeu, até a próxima.