Quem é o NOVO CONSUMIDOR?

Relacionamento com o Cliente Quem é o NOVO CONSUMIDOR?

Que os consumidores estão mais exigentes, isso todos já sabem, ou no mínimo deveriam saber.  O que ainda não é de conhecimento comum é sobre quem é esse novo consumidor e como podemos atrair a sua atenção.


Além do mais, existe uma diversidade de canais de comunicação (sites, redes sociais, blog, revistas, TV, rádios, entre outros) em conjunto com um turbilhão de informação gerada diariamente. No meio disso tudo estão as empresas que precisam encontrar formas de se destacar perante a concorrência para que assim mantenham-se competitivas no mercado.


Partindo desse cenário, percebemos o grande desafio das atuais organizações, e no meio disso tudo, elas ainda precisam lidar com a chamada “crise”, que assombra diversos empresários, bem como, toda a sociedade. Hoje, aproveitamos para mostrar 4 características desse novo consumidor, que no meu ponto de vista, são as principais. Desta forma,  o NOVO CONSUMIDOR é:

  • Global;
  • Digital;
  • Multitelas (inglês multiscreeners);
  • Multicanal.


O novo consumidor é global, pois este recebe informações instantâneas de qualquer lugar, não há barreiras geográficas que as bloqueiam. Ele é digital, graças a Internet, os usuários podem obter, criar, compartilhar, pesquisar diversas informações, bem como criar negócios online ou expandir seus negócios.


Também é multitelas pois simultaneamente, este consumidor pode estar assistindo TV, conversando com amigos por meio do seu smartphone, acessando seu e-mail pelo notebook, enfim, a sua atenção é divida em várias telas. E ainda multicanal por usufruir dos mais diversos canais de comunicação offline e/ou online. Conforme pesquisa realizada pela Google (2013) era possível identificar o novo comportamento dos consumidores, conforme apresentado na imagem abaixo.



Com base no entendimento destas características, podemos ter uma ideia do desafio que as empresas possuem para para chamar a atenção dos seus consumidores. Portanto, é preciso planejar e desenvolver estratégias com foco no consumidor, além de, fornecer informações relevantes para influenciá-los no processo de tomada de decisão de compra.

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